LIDERANÇA


É o processo de conduzir um grupo de pessoas
- motivar
- influenciar

Estilos de Liderança

Liderança autocrática: o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.
Liderança liberal: “deixai fazer, deixai ir, deixai passar".

Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso
Qualidades de um líder cristão:
• Amor: Somente através do amor se pode conquistar o que há de mais precioso num relacionamento: a lealdade. “Se não tivesse amor, nada seria” (I Co 13.2).
• Capacitação divina: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mt 4.19), "Recebereis a virtude do Espírito Santo (...) e ser-me-eis testemunhas" (At l .8).
• Caráter íntegro: Caráter é o modo de ser, de sentir, de viver, e de proceder, de uma pessoa. O caráter está profundamente ligado à santificação e à fidelidade do líder cristão.
• Serviço: O líder cristão é um servo de Deus. Serve a Deus servindo ao próximo (Mt 20.26-28; 23.11; Jo 13.14).
• Fé em Deus: Fé é visão (Hb 11.1), fé é segurança (Sl 46.1-3).
• Submissão: Em primeiro lugar, submissão a Deus. Depois, submissão aos próprios líderes. Quem não sabe ser liderado, não sabe liderar. O que um líder faz com seus líderes, recebe de seus liderados (Gl 6.7).
• Autoconhecimento: Conhece as próprias habilidades e procura aperfeiçoá-las, para cada vez melhor utilizá-las.
• Autodisciplina (Autodomínio): O líder, antes de liderar os outros, deve liderar a si mesmo! Autodisciplina do corpo (l Co 9. 25-27); autodisciplina do coração, dos sentimentos (l Sm 16.6); autodisciplina da mente; do pensamento (2 Co 10.5); "temperança" através do Espírito Santo (Gl 5.22b).
• Obediência (Hb. 5.8): A obediência não nos é comunicada, nem transferida; é aprendida na escola do dever; da responsabilidade. Quem não é disciplinado na obediência, não deve dirigir, nem comandar. Há obreiros e líderes que só obedecem enquanto são pequenos, iniciantes e auxiliares. À medida que vão subindo, tornam-se indisciplinados e desobedientes.
• Maturidade social e espiritual: O fracasso de muitos líderes novatos (ou daqueles que nunca amadurecem) está relacionado a esta qualidade (Ec 10.16; l Tm 3.6).
• Humildade: Conhece e admite as próprias limitações para proteger os pontos fracos e, se possível, torná-los fortes. Jesus é visto como rei, em João, cap. 12, e a seguir, como servo, em João, cap. 13.
• Simplicidade: As coisas simples são mais funcionais (I Sm 17.49,50). Jesus, nosso maior exemplo, era um homem simples (Lc 15.2). No entanto, revolucionou o mundo!
• Competência: Conhecer o grupo; conduzir o grupo de forma a alcançar seus objetivos; aprimorar-se em relação ás necessidades do grupo e método de trabalho; manter o grupo em unidade (Ex 18.21).
• Iniciativa: Coragem de assumir responsabilidades. “Quem faz, pode até errar, quem não faz, já está errando”.
• Perseverança: Verdadeiros líderes vêem as dificuldades como desafios para desenvolver suas potencialidades. Falsos líderes os vêem como impossibilidades (Nm 14.24).
• Entusiasmo: Palavra de origem grega que significa “possuído”, “inspirado” por uma divindade. Jesus utilizava constantemente a expressão “tem bom ânimo” (Mt 9.2, 14.27; Lc 8.48), portanto ele próprio era uma pessoa animada. Tome como exemplo ainda o apostolo Paulo (Fp 1.18; Cl 2.6).

A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em que envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e para as experiências que vivem. Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social. A linguagem, além disso. Irá integrar-se ao pensamento, formando uma importante base sobre a qual se desenvolverá o funcionamento intelectual. O pensamento pode ser entendido, desta forma, como um diálogo interiorizado.
Objetos e conceitos existem, inicialmente, sob a forma de eventos externos aos indivíduos. Para se apropriar desses objetos e conceitos é preciso que a criança identifique as características, propriedades, e finalidades dos mesmos. A apropriação pressupõe, portanto, gradativa interiorização. Através desse processo, é possível aprender o significado da própria atividade humana, que se encontra sintetizada em objetos e conceitos. Assim, ao se analisar uma mesa, pode-se notar que ela resume, em si, anos de trabalho e tecnologia: é preciso maquinário apropriado para lixar a madeira, instrumentos como o martelo e chaves de fenda para montá-la, apetrechos para refiná-la, como lixa e verniz. Entender o que se significa uma mesa implica conhecer as suas principais características e finalidades – mesa para jogar, comer, estudar etc. -, compreendendo o quanto de esforço foi necessário para concebê-la e realizá-la.
A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. Como já foi dito, as operações cognitivas (aquelas envolvidas no processo de conhecer) são sempre ativamente construídas na interação com outros indivíduos.
Em geral, o adulto ou a criança mais experiente fornece ajuda direta à criança, orientando-a e mostrando-lhe como proceder através de gestos e instruções verbais, em situações interativas. Na interação adulto-criança, gradativamente, a fala social trazida pelo adulto vai sendo incorporada pela criança e o seu comportamento passa a ser, então, orientado por uma fala interna, que planeja a sua ação. Nesse momento, a fala está fundida com o pensamento da criança, está integrada às suas operações intelectuais.
Reconhece-se, dessa maneira, que as pessoas, em especial as crianças, aprendem através de ações partilhadas mediadas pela linguagem e pela instrução. A interação entre adultos e crianças, e entre crianças, portanto, é fundamental na aprendizagem. A Psicologia da Aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.
O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levem à apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Estas considerações, em conjunto, têm sérias implicações para a educação: procede-se, na aprendizagem, do social para o individual, através de sucessivos estágios de internalização, com o auxílio de adultos ou de companheiros mais experientes.

MÚSICA PARA CRIANÇAS


Já se disse é difícil definir música. Mas como, se ela está tão presente na natureza, em nossas almas e é o som do céu, “é a linguagem do coração”, (Wagner), um dom de Deus, a arte do som, ou qualquer que seja a sua definição ela está presente nos filhos de Deus, como instrumentos de adoração, ensino, lazer, expressão de alegria, relaxamento, consolo nas horas tristes, entre outras.
Na Bíblia são muitas as referencias à musica, especialmente ligadas ao louvor e adoração a Deus. Estão aí os Salmos, o seu maior livro (Sl 150), cantores e instrumentos (2 Sm 19:35) e como deve ser o louvor (Ef 5:19; Cl 3:16).
Como é assunto importante na Bíblia, também o é para nós, exercendo grande poder sobre nosso corpo(ritmo), alma(harmonia) e espírito ( melodia). E o que pensar das nossas crianças e adolescentes que estão desenvolvendo um potencial que Deus criou para sua glória?
Precisamos usá-la de modo correto, observando métodos, assunto ou temas, postura, enfim, tudo que nos ajude a fazer desse instrumento poderoso um cainho que coloque as crianças e adolescentes mais perto de Deus e o conheça melhor enquanto o adora e serve.

Bases bíblicas para o uso da música no programa de educação cristã

No uso da música na igreja os participantes devem:
• Manter uma atitude correta ( Amós 5:23, Efésios 6:6)
• Fazer tudo da melhor maneira possível ( Lc 2:24; Rm 12:20)
• Relacioná-las com a tarefa da igreja ( 1 Co 14); cultuar, proclamar, educar, ministrar as necessidades dos membros (Col 3:17; Atos 16:26; Tiago 5:14)
• Comunicar a mensagem de Cristo através da música (Rm 10:4,17); o repouso (Rm 10:13,14)

A música e seus efeitos benéficos

• Constrói uma vida de valores eternos
• Aprende-se autocontrole e cooperação (integração grupal)
• Evangeliza e auto evangeliza-se
• Aprende-se sobre o serviço cristão e missões
• Está sendo educada (experiência educacional – ensino /aprendizagem)
• Manifesta-se louvor e adoração a Deus
• Conhece-se a linguagem do som
• Cria-se uma atmosfera solene
• Atinge as necessidades do homem como: conversação, desenvolvimento espiritual, promove comunhão.

A música relacionada às características de cada faixa etária

a) 0 a 3 anos : ação curta, excesso e ativista, cânticos com letras fáceis e com uma mensagem clara e verdadeira.
b) 4 a 5 anos: gostam de cantar, voz doce e límpida, o alcance vocal é limitado a poucas notas, atividades rítmicas como: bater palmas, andar correr, marchar.
c) 6 a 8 anos: gostam de cânticos e hinos, alcance de voz mais agudo, cânticos mais movimentados, inventam melodias e letras, gostam de construir instrumentos e fazer coreografias.
d) 9 a 12 anos: cantam a duas vozes, solos, coro, tocar instrumentos, observam bem a mensagem.

Importante: Os cânticos devem acompanhar cada faixa etária; as crianças menores devem ser ensinados cânticos curtos e simples.

O que você precisa

• Amor pelas crianças
• Muita música na alma e interesse de aprendê-la cada vez mais e melhor
• Material e métodos adequados que dinamizem os cânticos
• Conhecer bem a música que vai ensinar
• Sua expressão facial e corporal são muito importantes
• Use suas mãos e seus braços

Como ensinar os cânticos:

a) Escolha observando:
• Cada ensino enfatiza um tema, cada cântico traz assunto que deve seguir o programa
• Se é bíblico e há sã doutrina ( ou seja, de acordo com a Bíblia)
• Se as crianças entendem o significado das palavras e mensagem do cântico: animismo, abstrações, figuras de linguagem
• O tamanho dos cânticos para cada idade, para os bebes devem ter poucas palavras, e repeti-las sempre.

b) Ensinando os cânticos:

Você precisa de métodos e objetivos ao ensinar um cântico novo que facilitarão a aprendizagem e motivação ao cântico. Escolha um método de introdução e varie na apresentação:
• Fantoches
• Banda rítmica
• Visuais, gravuras, quadro, objetos, cartazes
• Gestos e movimentos com o corpo
• Slides, transparências, quadro de giz

Roteiro para o ensino

• Não ensine de qualquer maneira
• Observe como fica melhor cada cântico
• Aplique o cântico: mensagem, significado de palavras difíceis, de modo simples, claro e breve
• Cuidado com as idéias abstratas
• Cante primeiro o cântico todo
• Cante com as crianças por parte e depois inteiro
• Corrija os erros
• Deixe que as crianças cantem sozinhas
• Repita o cântico

Cuidados:

• Não peça que cantem bem forte, bem alto e animado. Isso provoca distorções no volume (intensidade da voz), desafina, provoca rouquidão e perda da voz.
• Sua expressão facial e corporal não deve chamar atenção para si mesmo
• Faça movimentos de escada, para cima e para baixo (degraus) para indicar os sons agudos, médios e graves
• Use uma regência adequada, de acordo com o compasso, mas que comunique bem. (não tem que ser estilo regência de congregação)
• Não use o cântico como tapa buraco
• Não deixe que a expressão corporal sobrepuja a letra.

Idealize e ponha em prática

• Organize suas partituras
• Assine revistas sobre o assunto e colecione hinários
• Colecione material visual

Visualizando cânticos

A visualização do cântico pode ser feita através de cartazes. O cartaz deve ser simples e transmitir sua mensagem para quem o vê, mesmo de relance.

Princípios básicos para visualização do cântico

• As cores devem contrastar entre o fundo e a figura, entre o fundo e a cor da letra
• Amarelo, verde e azul são cores que combinam com quaisquer outras
• A largura da margem varia de acordo com o tamanho do cartaz
• As letras devem contrastar em tamanho, tipo, espessura
• As letras devem ser separadas umas das outras por um espaço igual e uniforme
• Cada palavra deve ser separada da outra por um espaço equivalente à largura de uma ou duas letras
• Não se deve cortar palavras no cartaz
• Um cartaz bem feito há de ser preparado com cuidado e capricho
• A letra apropriada para cartaz é letra bastão.

Bibliografia
• Revista Louvor – JUERP
• O evangelista de crianças – APEC
• Educação Musical – Carmem Metig

Desenvolvimento da criança

Jesus, porém disse: Deixai as crianças, e não as impeçais de
vir a mim, porque de tais é o reino dos céus.
Mateus 19:14


Características gerais :
- Das crianças de 0 a 1 ano
• Gosta da família
• Pode ter medo de pessoas estranhas
• Reage a música
• Sociável
• Aprende através dos sentidos
• Irrita-se com facilidade
• Tem seu ritmo próprio de desenvolvimento

- Das crianças de 1 ano
• É ativa em movimento continuo
• Brinca sozinha
• Não sabe repartir
• Gosta de livros com figuras
• Não descobriu que as pessoas não são coisas e as manipula como objetos
• Gosta de por coisas na boca,bater, empurrar,pisar...
• Está começando a reconhecer que é uma pessoa

- Das crianças de 2 anos
• Muito ativa
• Humor variado
• Através de objetos consegue armazenar muitas informações no seu cérebro
• Gosta de ouvir diálogos e de dialogar
• A atenção e a memória dessa criança estão em crescimento satisfatório
• Expressa emoções de forma sincera
• Cansa-se com facilidade
• Gosta de imitar os adultos
• Aprecia histórias curtas com sons onomatopéicos
• Gosta de ouvir a mesma história várias vezes

Desenvolvimento espiritual

A criança já nasceu com o impulso da procura de Deus, fica muito interessada em tudo quanto falamos Dele. A característica mais importante dessa idade é a imitação. Daí a importância do exemplo daqueles que convivem com ela.
1. Oração
2. Bíblia
3. Plano de salvação

As crianças de 4 e 5 anos
1. Desenvolvimento físico:
• Crescimento rápido, muita energia
• Cansam-se facilmente
• Pequenos músculos não desenvolvidos
• Suscetíveis a doença
• Ouvido e vista sensíveis

2. Desenvolvimento mental
• Vocabulário limitado
• Atenção curta ( 5 minutos )
• Capazes de decorar frases sem compreender o significado
• Esquecem facilmente
• Noção limitada de espaço e tempo
• Imaginação viva
• Extremamente curiosas
• Pensam de maneira literal, são incapazes de manejar idéias abstratas
• Obedecem facilmente

3. Desenvolvimento espiritual
• Pensam em Deus de maneira pessoal
• Confiam em Deus e nas pessoas
• Estão começando a fazer diferença entre o bem e o mal
• Fazem perguntas a respeito da morte
• São capazes de prestar verdadeiro culto a Deus.

As crianças de 6 anos
4. Desenvolvimento físico:
• Crescimento rápido e inquietação
• Coordenação visual e manual imperfeita
• Gosta de usar as mãos
• Está perdendo os dentes, pode ter problemas de dicção
• Suscetíveis a doença,principalmente gripes.


5. Desenvolvimento mental
• Desejosa de aprender
• Atenção limitada
• Gosta de livros com histórias, figuras e poesias
• Tem dificuldade em fazer escolhas, tomar decisões
• Aprende melhor fazendo
• Imaginativa
• Gosta de fazer as coisas por si
• Vive no presente, o conceito de tempo é difícil para ela
• Imitativa


6. Desenvolvimento espiritual
• Aceita Deus como criador, mas faz muitas perguntas
• Crê que Deus ama e ajuda a cuidar dela
• Pensa em Jesus como seu melhor amigo e ajudador
• Gosta de ouvir suas histórias prediletas da Bíblia e aceita-as como expressão da verdade
• Capaz de aprender e praticar verdades e versículos bíblicos
• Começa a reconhecer o certo e o errado.

A criança de 7 anos

7. Desenvolvimento físico
• Crescimento mais lento
• Uso constante dos olhos é cansativo
• Cansa-se facilmente


8. Desenvolvimento mental
• Vive no presente
• Tem boa memória. Está começando a usar pensamentos abstratos
• Capaz de seguir direções especificas
• Está começando a avaliar sua própria conduta
• Gosta de atividades criativas e de dramatizações
• Gosta de ler e escrever
• Está começando a compreender o valor do dinheiro
• É perfeccionista

9. Desenvolvimento espiritual
• Suas noções sobre honestidade e verdade são vagas
• Preocupa-se como certo e como errado
• Aceita Deus como criador, mas quer saber mais a respeito de como trabalha no mundo
• Está interessada nas maravilhas do mundo
• Pensa em Jesus como seu amigo e ajudador
• Gosta de ouvir as conhecidas histórias da Bíblia, passagens com rima e ritmo, e decorar versículos.
• Suas orações são mecânicas e feitas mais pela força do hábito


A criança de 8 anos

10. Desenvolvimento físico
• Crescimento mais vagaroso, energia abundante
• É mais saudável
• Boa coordenação muscular
• Maior coordenação visual e manual
• Começa a desenvolver hábitos de má postura, falta de higiene e cuidado com a roupa, cabelo,etc

11. Desenvolvimento mental
• Desejosa de aprender
• Gosta de experimentar , descobrir
• Tem grande interesse em fatos e histórias verídicas
• Capaz de fazer uma avaliação pessoal. Procura viver de acordo com elevados padrões que ela mesma estabelece.
• Gosta de ler
• Gosta de coleções de todos os tipos: selos, cartões, borboletas,pedras, figurinhas, etc
• Está desenvolvendo o seu conhecimento sobre o valor do dinheiro e como usa-lo.

12. Desenvolvimento espiritual
• Suas atitudes e apreciações por Deus,Jesus e a Bíblia estão se desenvolvendo
• Tem interesse nos personagens bíblicos e quer saber mais a respeito da Bíblia
• Gosta de ler a Bíblia, de ouvir histórias bíblicas e participar em joguinhos e atividades bíblicas.
• Gosta da igreja, e está desejosa de aprender mais a respeito de Deus, de Jesus, do diabo, do céu , da morte
• Tem senso cada vez mais forte sobre o certo e o errado; identifica seus erros, mas acha difícil admiti-los.
• Ora com sinceridade e grande fé
• Começa a compreender o que significa aceitar Jesus como Salvador e confiar nele
• Quer ser boa

AS CRIANÇAS QUE ENSINAMOS: SUAS NECESSIDADES

Toda criança tem necessidades individuais,particulares, provenientes do seu desenvolvimento, da sua educação,do ambiente e condições em que vive. Além destas,há necessidades básicas, porque são reais na vida de todas as crianças.para o desenvolvimento harmonioso e feliz da criança, é necessário que estas necessidades sejam atendidas.
Destacamos cinco que devem e podem ser atendidas:
1. AMOR

2. SEGURANÇA

3. LIDERANÇA

4. INDEPENDENCIA

5. CONFIANÇA, FÉ

PARA MELHOR CONHECER AS CRIANÇAS

Há recursos vários à disposição daqueles que querem conhecer melhor as crianças para que o seu ensino vá ao encontro de suas necessidades e interesses, e leve-as a tomarem decisões positivas para a vida.
1. Orar

2. Visitar

3. Observar

4. Ouvir

5. Compreender

6. Organizar um fichário

7. Ler e estudar

COMO A CRIANÇA APRENDE

Os adultos tem dificuldades em conceber aprendizagem a não ser aquela relacionada com a aquisição de fatos e o desenvolvimento de habilidades, lendo ou ouvindo em circunstancias sempre silenciosas. Mas, as crianças não são adultos em miniatura, e o que ao adulto parece brincadeira, para a criança bem pode ser uma experiência de aprendizagem.
1. A criança aprende através da comunicação silenciosa

2. a criança aprende pelos sentidos

3. a criança aprende imitando

4. a criança aprende pela repetição

5. a criança aprende pela repetição

6. a criança aprende fazendo

7. a criança aprende brincando

8. a criança aprende pela satisfação