Jesus, porém disse: Deixai as crianças, e não as impeçais de
vir a mim, porque de tais é o reino dos céus.
Mateus 19:14
Características gerais :
- Das crianças de 0 a 1 ano
• Gosta da família
• Pode ter medo de pessoas estranhas
• Reage a música
• Sociável
• Aprende através dos sentidos
• Irrita-se com facilidade
• Tem seu ritmo próprio de desenvolvimento
- Das crianças de 1 ano
• É ativa em movimento continuo
• Brinca sozinha
• Não sabe repartir
• Gosta de livros com figuras
• Não descobriu que as pessoas não são coisas e as manipula como objetos
• Gosta de por coisas na boca,bater, empurrar,pisar...
• Está começando a reconhecer que é uma pessoa
- Das crianças de 2 anos
• Muito ativa
• Humor variado
• Através de objetos consegue armazenar muitas informações no seu cérebro
• Gosta de ouvir diálogos e de dialogar
• A atenção e a memória dessa criança estão em crescimento satisfatório
• Expressa emoções de forma sincera
• Cansa-se com facilidade
• Gosta de imitar os adultos
• Aprecia histórias curtas com sons onomatopéicos
• Gosta de ouvir a mesma história várias vezes
Desenvolvimento espiritual
A criança já nasceu com o impulso da procura de Deus, fica muito interessada em tudo quanto falamos Dele. A característica mais importante dessa idade é a imitação. Daí a importância do exemplo daqueles que convivem com ela.
1. Oração
2. Bíblia
3. Plano de salvação
As crianças de 4 e 5 anos
1. Desenvolvimento físico:
• Crescimento rápido, muita energia
• Cansam-se facilmente
• Pequenos músculos não desenvolvidos
• Suscetíveis a doença
• Ouvido e vista sensíveis
2. Desenvolvimento mental
• Vocabulário limitado
• Atenção curta ( 5 minutos )
• Capazes de decorar frases sem compreender o significado
• Esquecem facilmente
• Noção limitada de espaço e tempo
• Imaginação viva
• Extremamente curiosas
• Pensam de maneira literal, são incapazes de manejar idéias abstratas
• Obedecem facilmente
3. Desenvolvimento espiritual
• Pensam em Deus de maneira pessoal
• Confiam em Deus e nas pessoas
• Estão começando a fazer diferença entre o bem e o mal
• Fazem perguntas a respeito da morte
• São capazes de prestar verdadeiro culto a Deus.
As crianças de 6 anos
4. Desenvolvimento físico:
• Crescimento rápido e inquietação
• Coordenação visual e manual imperfeita
• Gosta de usar as mãos
• Está perdendo os dentes, pode ter problemas de dicção
• Suscetíveis a doença,principalmente gripes.
5. Desenvolvimento mental
• Desejosa de aprender
• Atenção limitada
• Gosta de livros com histórias, figuras e poesias
• Tem dificuldade em fazer escolhas, tomar decisões
• Aprende melhor fazendo
• Imaginativa
• Gosta de fazer as coisas por si
• Vive no presente, o conceito de tempo é difícil para ela
• Imitativa
6. Desenvolvimento espiritual
• Aceita Deus como criador, mas faz muitas perguntas
• Crê que Deus ama e ajuda a cuidar dela
• Pensa em Jesus como seu melhor amigo e ajudador
• Gosta de ouvir suas histórias prediletas da Bíblia e aceita-as como expressão da verdade
• Capaz de aprender e praticar verdades e versículos bíblicos
• Começa a reconhecer o certo e o errado.
A criança de 7 anos
7. Desenvolvimento físico
• Crescimento mais lento
• Uso constante dos olhos é cansativo
• Cansa-se facilmente
8. Desenvolvimento mental
• Vive no presente
• Tem boa memória. Está começando a usar pensamentos abstratos
• Capaz de seguir direções especificas
• Está começando a avaliar sua própria conduta
• Gosta de atividades criativas e de dramatizações
• Gosta de ler e escrever
• Está começando a compreender o valor do dinheiro
• É perfeccionista
9. Desenvolvimento espiritual
• Suas noções sobre honestidade e verdade são vagas
• Preocupa-se como certo e como errado
• Aceita Deus como criador, mas quer saber mais a respeito de como trabalha no mundo
• Está interessada nas maravilhas do mundo
• Pensa em Jesus como seu amigo e ajudador
• Gosta de ouvir as conhecidas histórias da Bíblia, passagens com rima e ritmo, e decorar versículos.
• Suas orações são mecânicas e feitas mais pela força do hábito
A criança de 8 anos
10. Desenvolvimento físico
• Crescimento mais vagaroso, energia abundante
• É mais saudável
• Boa coordenação muscular
• Maior coordenação visual e manual
• Começa a desenvolver hábitos de má postura, falta de higiene e cuidado com a roupa, cabelo,etc
11. Desenvolvimento mental
• Desejosa de aprender
• Gosta de experimentar , descobrir
• Tem grande interesse em fatos e histórias verídicas
• Capaz de fazer uma avaliação pessoal. Procura viver de acordo com elevados padrões que ela mesma estabelece.
• Gosta de ler
• Gosta de coleções de todos os tipos: selos, cartões, borboletas,pedras, figurinhas, etc
• Está desenvolvendo o seu conhecimento sobre o valor do dinheiro e como usa-lo.
12. Desenvolvimento espiritual
• Suas atitudes e apreciações por Deus,Jesus e a Bíblia estão se desenvolvendo
• Tem interesse nos personagens bíblicos e quer saber mais a respeito da Bíblia
• Gosta de ler a Bíblia, de ouvir histórias bíblicas e participar em joguinhos e atividades bíblicas.
• Gosta da igreja, e está desejosa de aprender mais a respeito de Deus, de Jesus, do diabo, do céu , da morte
• Tem senso cada vez mais forte sobre o certo e o errado; identifica seus erros, mas acha difícil admiti-los.
• Ora com sinceridade e grande fé
• Começa a compreender o que significa aceitar Jesus como Salvador e confiar nele
• Quer ser boa
AS CRIANÇAS QUE ENSINAMOS: SUAS NECESSIDADES
Toda criança tem necessidades individuais,particulares, provenientes do seu desenvolvimento, da sua educação,do ambiente e condições em que vive. Além destas,há necessidades básicas, porque são reais na vida de todas as crianças.para o desenvolvimento harmonioso e feliz da criança, é necessário que estas necessidades sejam atendidas.
Destacamos cinco que devem e podem ser atendidas:
1. AMOR
2. SEGURANÇA
3. LIDERANÇA
4. INDEPENDENCIA
5. CONFIANÇA, FÉ
PARA MELHOR CONHECER AS CRIANÇAS
Há recursos vários à disposição daqueles que querem conhecer melhor as crianças para que o seu ensino vá ao encontro de suas necessidades e interesses, e leve-as a tomarem decisões positivas para a vida.
1. Orar
2. Visitar
3. Observar
4. Ouvir
5. Compreender
6. Organizar um fichário
7. Ler e estudar
COMO A CRIANÇA APRENDE
Os adultos tem dificuldades em conceber aprendizagem a não ser aquela relacionada com a aquisição de fatos e o desenvolvimento de habilidades, lendo ou ouvindo em circunstancias sempre silenciosas. Mas, as crianças não são adultos em miniatura, e o que ao adulto parece brincadeira, para a criança bem pode ser uma experiência de aprendizagem.
1. A criança aprende através da comunicação silenciosa
2. a criança aprende pelos sentidos
3. a criança aprende imitando
4. a criança aprende pela repetição
5. a criança aprende pela repetição
6. a criança aprende fazendo
7. a criança aprende brincando
8. a criança aprende pela satisfação
Obrigada por compartilhar esses conhecimentos.
ResponderExcluir