MÚSICA PARA CRIANÇAS


Já se disse é difícil definir música. Mas como, se ela está tão presente na natureza, em nossas almas e é o som do céu, “é a linguagem do coração”, (Wagner), um dom de Deus, a arte do som, ou qualquer que seja a sua definição ela está presente nos filhos de Deus, como instrumentos de adoração, ensino, lazer, expressão de alegria, relaxamento, consolo nas horas tristes, entre outras.
Na Bíblia são muitas as referencias à musica, especialmente ligadas ao louvor e adoração a Deus. Estão aí os Salmos, o seu maior livro (Sl 150), cantores e instrumentos (2 Sm 19:35) e como deve ser o louvor (Ef 5:19; Cl 3:16).
Como é assunto importante na Bíblia, também o é para nós, exercendo grande poder sobre nosso corpo(ritmo), alma(harmonia) e espírito ( melodia). E o que pensar das nossas crianças e adolescentes que estão desenvolvendo um potencial que Deus criou para sua glória?
Precisamos usá-la de modo correto, observando métodos, assunto ou temas, postura, enfim, tudo que nos ajude a fazer desse instrumento poderoso um cainho que coloque as crianças e adolescentes mais perto de Deus e o conheça melhor enquanto o adora e serve.

Bases bíblicas para o uso da música no programa de educação cristã

No uso da música na igreja os participantes devem:
• Manter uma atitude correta ( Amós 5:23, Efésios 6:6)
• Fazer tudo da melhor maneira possível ( Lc 2:24; Rm 12:20)
• Relacioná-las com a tarefa da igreja ( 1 Co 14); cultuar, proclamar, educar, ministrar as necessidades dos membros (Col 3:17; Atos 16:26; Tiago 5:14)
• Comunicar a mensagem de Cristo através da música (Rm 10:4,17); o repouso (Rm 10:13,14)

A música e seus efeitos benéficos

• Constrói uma vida de valores eternos
• Aprende-se autocontrole e cooperação (integração grupal)
• Evangeliza e auto evangeliza-se
• Aprende-se sobre o serviço cristão e missões
• Está sendo educada (experiência educacional – ensino /aprendizagem)
• Manifesta-se louvor e adoração a Deus
• Conhece-se a linguagem do som
• Cria-se uma atmosfera solene
• Atinge as necessidades do homem como: conversação, desenvolvimento espiritual, promove comunhão.

A música relacionada às características de cada faixa etária

a) 0 a 3 anos : ação curta, excesso e ativista, cânticos com letras fáceis e com uma mensagem clara e verdadeira.
b) 4 a 5 anos: gostam de cantar, voz doce e límpida, o alcance vocal é limitado a poucas notas, atividades rítmicas como: bater palmas, andar correr, marchar.
c) 6 a 8 anos: gostam de cânticos e hinos, alcance de voz mais agudo, cânticos mais movimentados, inventam melodias e letras, gostam de construir instrumentos e fazer coreografias.
d) 9 a 12 anos: cantam a duas vozes, solos, coro, tocar instrumentos, observam bem a mensagem.

Importante: Os cânticos devem acompanhar cada faixa etária; as crianças menores devem ser ensinados cânticos curtos e simples.

O que você precisa

• Amor pelas crianças
• Muita música na alma e interesse de aprendê-la cada vez mais e melhor
• Material e métodos adequados que dinamizem os cânticos
• Conhecer bem a música que vai ensinar
• Sua expressão facial e corporal são muito importantes
• Use suas mãos e seus braços

Como ensinar os cânticos:

a) Escolha observando:
• Cada ensino enfatiza um tema, cada cântico traz assunto que deve seguir o programa
• Se é bíblico e há sã doutrina ( ou seja, de acordo com a Bíblia)
• Se as crianças entendem o significado das palavras e mensagem do cântico: animismo, abstrações, figuras de linguagem
• O tamanho dos cânticos para cada idade, para os bebes devem ter poucas palavras, e repeti-las sempre.

b) Ensinando os cânticos:

Você precisa de métodos e objetivos ao ensinar um cântico novo que facilitarão a aprendizagem e motivação ao cântico. Escolha um método de introdução e varie na apresentação:
• Fantoches
• Banda rítmica
• Visuais, gravuras, quadro, objetos, cartazes
• Gestos e movimentos com o corpo
• Slides, transparências, quadro de giz

Roteiro para o ensino

• Não ensine de qualquer maneira
• Observe como fica melhor cada cântico
• Aplique o cântico: mensagem, significado de palavras difíceis, de modo simples, claro e breve
• Cuidado com as idéias abstratas
• Cante primeiro o cântico todo
• Cante com as crianças por parte e depois inteiro
• Corrija os erros
• Deixe que as crianças cantem sozinhas
• Repita o cântico

Cuidados:

• Não peça que cantem bem forte, bem alto e animado. Isso provoca distorções no volume (intensidade da voz), desafina, provoca rouquidão e perda da voz.
• Sua expressão facial e corporal não deve chamar atenção para si mesmo
• Faça movimentos de escada, para cima e para baixo (degraus) para indicar os sons agudos, médios e graves
• Use uma regência adequada, de acordo com o compasso, mas que comunique bem. (não tem que ser estilo regência de congregação)
• Não use o cântico como tapa buraco
• Não deixe que a expressão corporal sobrepuja a letra.

Idealize e ponha em prática

• Organize suas partituras
• Assine revistas sobre o assunto e colecione hinários
• Colecione material visual

Visualizando cânticos

A visualização do cântico pode ser feita através de cartazes. O cartaz deve ser simples e transmitir sua mensagem para quem o vê, mesmo de relance.

Princípios básicos para visualização do cântico

• As cores devem contrastar entre o fundo e a figura, entre o fundo e a cor da letra
• Amarelo, verde e azul são cores que combinam com quaisquer outras
• A largura da margem varia de acordo com o tamanho do cartaz
• As letras devem contrastar em tamanho, tipo, espessura
• As letras devem ser separadas umas das outras por um espaço igual e uniforme
• Cada palavra deve ser separada da outra por um espaço equivalente à largura de uma ou duas letras
• Não se deve cortar palavras no cartaz
• Um cartaz bem feito há de ser preparado com cuidado e capricho
• A letra apropriada para cartaz é letra bastão.

Bibliografia
• Revista Louvor – JUERP
• O evangelista de crianças – APEC
• Educação Musical – Carmem Metig

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