DEPARTAMENTO DO MATERNAL

A Criança do Jardim de Infância
O desenvolvimento das crianças variam de criança para criança. Por esta razão, um conhecimento de cada criança da sua classe é importante. Geralmente, a descrição abaixo é verdadeira para as crianças de 3-5 anos.

Física
• Começa a desenvolver a coordenação dos músculos maiores
• Falta um sentido seguro de equilíbrio
• São extremamente ativas
• Se cansam rapidamente, mas logo revivem após um breve descanso
• Falta coordenação dos músculos mais finos
• São curiosas e gostam de explorar seu ambiente
• Aprendem através da exploração

Mental
• Possuem capacidade limitada de ouvir e compreender sem a ajuda de exemplos visuais
• Possuem uma memória curta
• Memorizam coisas que não entendem

Emocional
• Choram facilmente
• São capazes de verbalizar respostas emocionais
• Aprendem a esperar pela gratificação sem perder o controle
• Experimentam um espectro completo de emoções negativas
• Aprendem maneiras de expressar emoções negativas

Social/Relacional
• São centradas em si mesmo – o mundo gira ao redor delas
• Brincam na presença de seus amigos, ao invés de brincarem com seus amigos
• Gostam de fazer e estar com amigos

Necessidades de Desenvolvimento
Em acréscimo às necessidades básicas mencionadas anteriormente, as crianças do jardim da infância precisam:
• Liberdade – para escolher e explorar dentro de limites pré-estabelecidos
• Poder – ter alguma autonomia em situações de aprendizagem
• Limites – fronteiras seguras que são estabelecidas pelos pais e professores
• Divertimento – aprender através de brincadeiras, gostando das situações em que são bem sucedidas
• Disciplina e treinamento – prover segurança e estrutura para suas vidas

Necessidades Espirituais
As crianças do jardim da infância precisam saber:
• Deus as ama e cuida delas
• Como demonstrar respeito por Deus
• Deus as fez, conhece e valoriza
• A diferença entre certo e errado
• Como escolher o certo com a ajuda de Deus

Regras Gerais
O tempo de atenção de uma criança, em minutos, é sua idade mais um. Portanto, uma criança com 3 anos de idade tem um tempo de atenção de quatro minutos; sendo assim, faça com que elas se interessem pelo que está acontecendo.
As crianças desta idade:
• Gostam de repetição – providencie para que elas não se cansem
• Estão começando a ter um raciocínio simples, da causa para o efeito
• Fazem algumas generalizações – freqüentemente incorretas
• Aprendem melhor através da participação ativa
• Tem um curto tempo de atenção – 3-6 minutos

* Children’s Ministries: Ideas and Techniques That Work, ed. Ann Calkins (Lincoln, Nebr.: AdventSource, 1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos e comentários!