Acompanhamento pedagógico na Escola Mundo Encantado


Iniciei um trabalho muito interessante com uma escola de bairro, com aproximadamente 200 alunos e uma equipe de 12 professores. As gestoras me procuraram para dar orientação à equipe, pois a escola estava há anos em um mesmo processo de tradicionalismo educacional, e , as mesmas não sabiam como mudar. Queriam um plano de aula mais atualizado, aulas dinâmicas, utilização da música, do teatro, da poesia, mas não sabiam como colocar tudo isso no conteúdo programático.

Na primeira visita a escola, fiz um trabalho de entrevista com cada funcionário com os seguintes questionamentos:

ENTREVISTA

1. Qual a visão da escola?
2. Qual a missão?
3. Qual sua função?
4. O que gostaria que mudasse em seu ambiente de trabalho?
5. Como é o relacionamento entre aluno x professor; professor x professor; gestão x professor; professor x gestão?
6. Qual a necessidade de uma coordenação ou acompanhamento de uma pedagoga na escola?
7. Existe necessidade de capacitações? Que tipos?
8. Quais as dificuldades mais comuns em relação a aprendizagem dos alunos?
9. Dê uma sugestão para melhorar a qualidade de ensino da sua escola.

Fiquei contente em perceber que os profissionais abriram o coração e responderam com sinceridade e a cada momento da conversa iam expondo suas angústias, medos, dúvidas e necessidades em relação aos alunos, a gestão e a si mesmos.

Com as informações em mãos, pude começar um trabalho de organização de temas que ajudassem a solucionar os principais problemas identificados, dentre os quais se destacam: relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho; dificuldade de leitura dos alunos; dificuldade dos pais em estabelecer limites; atividades criativas; o uso de jogos e dinâmicas em sala de aula; desenvolvimento de projetos pedagógicos; desenvolvimento de planos de aula; conhecimento sobre Psicologia da educação; entre outros.

A proposta de trabalho que sugeri foi a seguinte:

1. Cursos, minicursos, palestras, e workshops

2. Acompanhamento semanal dos trabalhos desenvolvidos

Uma manhã e uma tarde por semana para acompanhamento in loco dos trabalhos desenvolvidos pelos educadores, como também a orientação necessária para vencer os desafios.

3. Reuniões pedagógicas quinzenalmente

Uma reunião pedagógica a cada quinze dias com toda a equipe de professores e gestores, para ouvir sobre as dificuldades, debater soluções e aplicá-las durante o ano letivo.

4. Construção e aplicação dos projetos propostos

Desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados para Valores, Ética, Cidadania, Meio Ambiente e Literatura, envolvendo a escola com a sociedade. Os projetos serão criados e desenvolvidos juntamente com os professores através de oficinas. Todos os projetos terão acompanhamento durante a evolução até a culminância.

CAPACITAÇÕES SUGERIDAS

  • Afetividade e aprendizagem
    • A pedagogia e as mudanças sociais
    • Afetividade: uma saída para a educação
    • Limites
    • Mitos do cotidiano
    • Ritmos internos e externos
    • Temperamentos

  • Relações Interpessoais no ambiente escolar
    •  Conceitos
    • Relações humanas
    • Comunicação
    • Relação Intrapessoal
    • Relação interpessoal
    • Liderança
    • Grupo x equipe
    • Como desenvolver bons relacionamentos no ambiente de trabalho
    • Postura e ética profissional
  • Matemática criativa
    •  A importância da matemática
    •  Como trabalhar matemática com Educação Infantil
    •  Jogos e brincadeiras 
    •  Atividades criativas e divertidas
  • Língua portuguesa
    •  Como trabalhar Língua portuguesa com Educação Infantil
    •  Jogos e brincadeiras 
    •  Atividades criativas e divertidas
  • Oficina contação de histórias 
    •  A importância das histórias universais para a formação de valores
    •  Como contar história de maneiras criativas e variadas
    •  Interdisciplinaridade através das histórias
    • Construindo matérias didáticos para contar histórias
  •  Projeto: Livro – um mundo de aventura e conhecimento
  • Musicalização infantil
    •  O que é música?
    •  A música na educação 
    •  Formando uma bandinha rítmica
    •  Como aplicar a música no dia a dia da sala de aula
  • Avaliação: critérios e instrumentos diferenciados 
    •  O que é avaliação?
    •  Quais os instrumentos utilizados atualmente para avaliar?
    •  Critérios para serem observados durante a avaliação 
    •  Modelos de avaliações
  • Projeto Meio ambiente
    •  Conscientização
    •  Preservação
    • Transformando a mentalidade do aluno sobre meio ambiente
    • Construção de projeto e aplicação na escola e no bairro 
  • Oficina de Jogos e dinâmicas cooperativistas
    •  O que é cooperativismo
    •  Trabalhando valores para a vida
    •  Aplicação de jogos e dinâmicas em sala de aula
  • Projeto transito na escola 
    •  Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva
    •  Conhecer a historia dos meios de transportes
    •  Desenvolvimento de projeto e aplicação na escola
  • Projeto teatro na escola 
    •  A História do Teatro
    •  Teatralização com textos literários e Bíblicos
    •  O que é ser ator/atriz
    •  O que é preciso para ser um ator/atriz
    •  A arte do ator
    •  Trabalhos coletivos desenvolvendo jogos de integração, atenção, observação, improvisação, percepção, cooperação e dramaticidade das ações
    •  Técnicas de relaxamento
    •  Reconhecimento e utilização de elementos da linguagem dramática, utilizando a expressão e a comunicação na criação teatral
    • Tridimensionalidade – Expressão e composição corporal, reconhecendo o corpo como um instrumento de trabalho do ator
    • Sintetizar o que é “quem” da ação dramática
    • Identificar as personagens da canção “escolhida pelo grupo"
    • Possibilitar a criação de personagens
    • Interpretação
    • Treinamento Energético – Favorecimento do desenvolvimento do ritmo, da percepção do espaço, da conscientização do próprio, da respiração e da coordenação motora
    • Preparação vocal
    • Estudo da colocação e impostação da voz
    • Estudo da representação através da leitura de textos, exercícios e apresentação pública de cenas
    • Dinâmica de Grupo, jogos de improvisação
    •  Desenvolvimento criativo na formação da estética do espetáculo, analisando cenários, textos, maquiagem, sonoplastia, figurinos, iluminação entre outros
    • Estudo dos temas propostos: voltando a favor das necessidades e aspirações populares
    • Como confeccionar os figurinos e adereços.
  • Workshop Liderança transformadora
    •  conceitos de liderança
    •  tipos de liderança
    •  desenvolvendo sua liderança
    •  a importância da comunicação 
    • formando uma equipe 
    •  comunicação
  • As abordagens do processo de ensino e aprendizagem 
    •  abordagem tradicional
    • abordagem comportamentalista
    •  abordagem humanista
    •  abordagem cognitivista
    •  abordagem sócio-cultural
  • Fundamentos da psicologia da educação 
    •  A essência do aprendiz
    •  A essência da aprendizagem
    •  Metodologias de ensino
    •  O professor
  • Fundamentos filosóficos e bíblicos da educação 
    •  História da filosofia da educação
    •  Filosofias educacionais modernas
    •  Construtivismo no cenário brasileiro
    •  Fundamentos bíblicos da educação
    •  Princípios e valores centrais da educação
Após duas semanas de acompanhamento já observei mudança nos planos de aula das professoras, que começaram a pesquisar jogos, músicas, brincadeiras para as aulas ficarem mais agradáveis; a equipe também se mostrou interessada em aprender novos saberes, queriam novas ideias para melhorarem a qualidade do ensino. Levei algumas cópias de atividades criativas e jogos para serem adaptadas às séries e textos reflexivos para discutirem valores para a vida. Observei também certa preocupação em melhorar os relacionamentos. Isso é um bom começo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos e comentários!