Aula 01 - Faculdade Etnia

Queridos alunos,

Aqui está o material de nossa aula do dia 04/08/11  conforme me comprometi  em postar no blog. Espero que seja útil para iniciar os estudos sobre monografia.


MONOGRAFIA



INTRODUÇÃO

A monografia é um trabalho de investigação cientifica e crítico sobre os conhecimentos existentes sejam eles já publicados ou não. É formada por um conjunto de atividades integradas, com uma unidade metodológica, visando alcançar determinados objetivos claramente definidos.

A origem da palavra monografia vem de mónos que significa um só e de graphein que significa escrever, ou seja, dissertação sobre um único assunto ou tema. Monografia sugere especificação, isto é, abordar um determinado assunto, ou abordagem de um  problema específico.

Para se fazer uma monografia, é preciso seguir normas ou padrões, que podem ser fornecidos pela Instituição solicitante, pelo Professor – Orientador do tema em foco, e, em caso de não haver estas normas por escrito, pode –se também consultar algumas das bibliografias sobre este assunto sugeridas no final deste artigo, bem como é essencial conhecer as Normas para trabalhos acadêmicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As Normas utilizadas para elaborar uma monografia ou tese consideram:

• definir o que se vai estudar;- rever a literatura existente e outras fontes de consulta a respeito do assunto ou tema em questão;

• justificar, isto é, estar claro o porquê estudar e aprofundar aquele assunto, que novas abordagens se propõem fazer;

• metodologia aplicada, isto é, a maneira como se pretende desenvolver a monografia ou a tese;

• conclusões – que conclusões foram encontradas, e ou sugestões de prosseguimento É preciso ter disposição, entusiasmo, motivação para se fazer um bom trabalho científico, pois uma monografia exige pesquisa e investigação do interessado, no que se refere ao tema do qual o autor pretende tratar.

Ter disponibilidade para procurar fazer o melhor, em dar uma contribuição pessoal à classe a qual pertence e à sociedade, é uma atitude fundamental para aquele que pretende escrever uma boa monografia. É também importante cuidar da correção gramatical, em redigir com simplicidade, falar e escrever em linguagem direta e sem rodeios, resultando em uma exposição precisa, clara, objetiva, de fácil entendimento para todos.

O tema de uma monografia é livre, podendo ter como eixo orientador assuntos que foram focalizados durante o curso, onde o aluno deseja aprofundar em sua investigação, isto para o caso de monografias exigidas por instituições educacionais.

Em geral elaboram-se monografias e teses para Trabalhos de Conclusão de Curso, objetivando propiciar aos alunos do curso em questão, oportunidades para demonstrar o grau de habilitação adquirido, o nível de conhecimento e aprofundamento temático, estimulando a produção científica, propiciando a consulta e leitura de bibliografia especializada. De outro lado objetiva o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica do aluno, aprimorando sua competência, preparando-o para o mercado competitivo e tornando-o mais apto para o exercício profissional.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES

Ao redigir o texto é recomendado não utilizar a primeira pessoa, a linguagem deve ser clara e expositiva, inclusive no desenvolvimento do texto, onde se apresenta o pensamento do autor sobre o assunto, a opinião emitida deve ter sempre um caráter geral.

Escrever de maneira impessoal, preferindo palavras simples, usando frases curtas, sendo simples e direto é de grande importância numa monografia.

É também importante escrever em português correto, nas dúvidas consultar o dicionário, e, quando possível solicitar a uma outra pessoa para fazer as revisões necessárias e comentar. Ler o que foi escrito e quando necessário, reescrever.

No caso de aluno, nas conclusões ele poderá também informar como o projeto de sua monografia contribuiu para a sua formação pessoal e profissional e como os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação facilitaram a elaboração da mesma.

Em casos de trabalhos de monografias com finalidade escolar, é solicitado que o aluno tenha em mente o assunto sobre o qual deseja dissertar, fazendo primeiramente um projeto do tema de sua monografia. Este projeto deverá ser discutido com o professor orientador, para que este o analise e esclareça as dúvidas com o aluno, dê as orientações básicas e aprove o mesmo. Este projeto inicial poderá sofrer alterações com o decorrer do tempo da elaboração da monografia.

Em geral a estrutura deste projeto inicial de monografia compõe-se de:

Folha de rosto ; Dados gerais de Identificação do aluno; o Tema proposto; Formulação do problema a ser investigado, isto é, porque quer desenvolver este tema, expondo a  justificativa de maneira clara; os Objetivos geral e específicos bem definidos,a Metodologia de trabalho a ser utilizada e o Cronograma a cumprir.

O PASSO A PASSO – IDEIAS ORIENTATIVAS

Fazer um resumo do que está pesquisando, ou enquanto estiver fazendo a leitura de um livro facilita muito. E toda vez que encontrar uma informação ou idéia que for de interesse ao tema em estudo, deve-se anotar a mesma em um caderno reservado para tal finalidade.

Uma monografia ou tese deve ser apresentada, seguindo alguns critérios:

• È importante, antes de iniciar a digitação da monografia ou da tese, fazer o seu planejamento no Programa Word, ou similar, estabelecendo os padrões principais, tais como: tipo de fonte, tamanho do corpo da letra, margens, entrada de parágrafos e espaços entre parágrafos, etc.

• A monografia deve ser digitada e encadernada. A encadernação pode ser feita com uma capa simples, utilizando-se de garras em espiral. Em geral quando se faz teses usa-se encadernar com capa dura.

• A tinta deve ser preferencialmente de cor preta, mas admite-se colocar cores como cinza, amarela, verde, azul, em especial quando se faz uso de tabelas, quadros, molduras de gráficos, etc.

• Para a formatação de monografias ou teses ,sugere-se utilizar fonte tamanho 12 ou 14, fonte Times New Roman, ou Arial , tamanho do corpo 12 , com espaçamento 1.5cm.

• O papel deve ser em formato A4, sendo o espaço entre uma linha e outra entre 1,5 cm ou 2,0 cm.

• As margens utilizadas são: 2,0 cm inferior, 3,0 com superior, 2,0 cm direita e 3,0 esquerda.

PARTES PRINCIPAIS DE UMA MONOGRAFIA OU TESE:

Capa – contendo o Título do trabalho, Nome do Autor do trabalho e o Nome do Professor Orientador. Nome da Instituição a qual o aluno pertence , Nome do Curso e a Data da conclusão da monografia. O titulo deve ser curto, específico, sem fórmulas de qualquer espécie.

Dedicatória: se houver, pode-se dedicar a monografia a uma ou várias pessoas. É comum dedicar à família, amigos, professores, mas deve-se evitar dedicar o trabalho a um número exagerado de pessoas. Pode-se também usar esta página para escrever uma frase, um pensamento, um poema, caso o autor ache conveniente colocar em lugar da dedicatória.

Índice completo e Sumário – O índice é útil para facilitar a leitura e recorrer a página citada com maior facilidade, compõe-se de todos os capítulos e seus sub capítulos, e o Sumário serve para enumerar as partes principais, indicando as páginas iniciais dos capítulos e as partes em anexo. Este item é dispensável no caso de monografias com menos de 100 páginas.

Agradecimentos e Prefácio – incluir, caso seja necessário.

Resumo – que substitui o prefácio dos livros tradicionais e fornece uma idéia geral  do conteúdo da monografia ou tese. Este breve resumo admite no máximo 20 linhas de texto ou máximo de 500 palavras e deve vir logo depois do índice. Até aqui não se deve numerar as páginas.

Introdução: é quando se introduz o tema proposto pelo autor para dar a quem vai ler a idéia do assunto sobre o qual se vai focalizar, mostrando o objetivo principal da monografia ou tese. Esta introdução ao tema proposto deve conter uma apresentação clara, os objetivos e a importância do trabalho realizado.Para facilitar a introdução responder as perguntas: de que assunto trata a sua monografia, porque acha importante tratar este assunto, qual é seu objetivo, o que pretende defender nesta dissertação?

Justificativa: por quê da escolha do tema da monografia, isto é porque é importante abordar aquele tema. Consiste em justificar e definir o problema em foco.

Desenvolvimento do tema: visa expor o assunto, mostrar a maneira como pensa sobre o mesmo, fazendo as proposições, considerações, concordando ou não com outros autores, ou expondo uma nova teoria. Esta parte pode ser dividida em capítulos.

Conclusões e Sugestões, ou Recomendações: é a parte final, onde ocorre a síntese das idéias propostas no corpo do trabalho, isto é, as teorias, considerações, sugestões propostas quanto aos principais assuntos tratados..

Referências Bibliográficas: são as fontes de pesquisa consultadas para a elaboração da monografia, tais como: livros, sites, jornais ou revistas, separatas,outras fontes de informação, isto é, qual foi o material de consulta utilizado no trabalho. As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética, seguir as normas técnicas da ABNT.

Pode-se incluir também lista de figuras, lista de tabelas, lista de quadros, siglas e abreviaturas, caso necessário.

Glossário – deve constar quando o autor julgar importante a definição da terminologia utilizada no corpo do trabalho.

Anexos - são colocados quando necessários. É parte dos anexos, alguns textos de autoria do autor, instrumentos da pesquisa de campo, roteiros, questionários, tabelas longas, outras tabelas e gráficos que poderão servir como fontes de consulta para o leitor. As tabelas e gráficos também podem ser colocados junto dos assuntos tratados, quando são considerados pelo autor como facilitadores para a clareza da exposição no corpo do trabalho.

Contra capa – pode-se colocar uma ou duas páginas em branco antes da contra capa.

Logo abaixo vocês encontrarão os questionamentos da dinâmica Minha Bandeira Pessoal que foi trabalhada no início da aula:

Minha bandeira pessoal



1. Qual o seu maior sucesso individual?

2. O que gostaria de mudar em você?

3. Qual a pessoa que mais admira?

4. Em que atividade você se considera muito bom?

5. O que mais valoriza na vida?

6. Quais as facilidades ou dificuldades para se trabalhar em grupo?


No final da aula  refletimos sobre os Sete Segredos do Sucesso Pessoal:


Sete segredos do sucesso pessoal


1. Defina o objetivo específico que você quer alcançar.

2. Trace um mapa detalhado e estabeleça prazos.

3. Visualize-se constantemente conquistando seus objetivos.

4. Informe-se. Obtenha todas as informações importantes a respeito do seu objetivo.

5. Crie um clima de confiança em todas as circunstancias.

6. Ajude outros a tornarem-se bem – sucedidos.

7. Valorize seu relacionamento com DEUS.


" Você nunca viverá sem guerras; você tem que simplesmente aprender a lutar."

Deus os abençoe!

Até a próxima aula.

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