Os filhos precisam de pais

Os professores  dos dias atuais são verdadeiros heróis, pois trabalham com seres humanos cheios de inseguranças, medos, rebeldia, carentes de afeto e amor, órfãos de pais vivos e que recebem um turbilhão de informações da mídia, sem conseguir refletir e guardar somente o que é bom. Muitos chegam à escola agitados, irritados e acabam agredindo os colegas e desrespeitando os professores.
Atualmente vejo adolescentes cada vez mais angustiados... Durante a ministração de uma  pequena palestra sobre depressão na adolescencia, ao fazer questionamentos sobre o comportamento dos alunos, muitos confessaram sentir  tristeza profunda, angústia, medo e pensamentos de morte. É uma realidade que tem me preocupado e que busco nos estudos e em oração maneiras de ajudar esses jovens.
Percebo a necessidade gritante da presença dos pais na vida dos filhos. Há algum tempo atrás, um jovem estava na hora do intervalo da escola cabisbaixo, sozinho, e isso me chamou atenção; sentei ao lado dele e perguntei o que ele estava sentindo, o que o estava deixando tão triste... Ele me disse que tinha tudo que queria, as melhores roupas, uma moto ( mesmo sendo menor de idade), saía com os amigos, sempre tinha dinheiro pra tudo que desejasse, mas trocaria tudo para ter quinze minutos da presença do pai. Ao me dizer isso ele começou a chorar. Um jovem de 16 anos, triste, sozinho, vazio. Perguntei se ele concordava em que eu conversasse com os pais  e o jovem concordou. Na semana seguinte, o pai conseguiu uma vaga na agenda tão lotada de afazeres, e começamos a conversar sobre o relacionamento dos dois, foi então que ele percebeu o quanto estava afastado do filho e que a busca da felicidade pessoal não poderia custar a ausência de amor pela família.
Dias depois o jovem me procurou e agradeceu, por que o pai conseguiu levá-lo para sair e conversaram como há muito não faziam. Esse reencontro entre pai e filho gerou uma melhora no comportamento e na aprendizagem do jovem, além de fazer muito bem ao pai que pensava que o filho não sentia falta dele.
Falta comunicação entre pais e filhos, mas é aquela conversa olho no olho, tá faltando abraços, sorrisos... Falta limite, falta ensinar o caminho em que os filhos devem andar... Os filhos precisam muito que os pais sejam simplesmente... pais.
Que Deus nos ajude a sermos pais presentes na vida de nossos filhos.

Um abraço..
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos e comentários!