O que é o TOC e quais são os seus sintomas?


O TOC é um transtorno mental incluído pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV) entre os chamados transtornos de ansiedade. Manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preo¬cupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal é a presença de obsessões: pensamentos, imagens ou impulsos que invadem a mente e que são acompanhados de ansiedade ou desconforto, e das compulsões ou rituais: comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, realizados para reduzir a aflição que acompanha as obsessões. Dentre as obsessões mais comuns estão a preocupação excessiva com limpeza (obsessão) que é seguida de lavagens repetidas (compulsão). Um outro exemplo são as dúvidas (obsessão), que são seguidas de verificações (compulsão).

O que são obsessões?

Obsessões são pensamentos ou impulsos que invadem a mente de forma repetitiva e persistente. Podem ainda ser imagens, palavras, frases, números, músicas, etc. Sentidas como estranhas ou impróprias, as obsessões geralmente são acompanhadas de medo, angústia, culpa ou desprazer. O indivíduo, no caso do TOC, mesmo desejando ou se esforçando, não consegue afastá-las ou suprimi-las de sua mente. Apesar de serem consideradas absurdas ou ilógicas, causam ansiedade, medo, aflição ou desconforto que a pessoa tenta neutralizar realizando rituais ou compulsões, ou através de evitações (não tocar, evitar certos lugares).



As obsessões mais comuns envolvem:

• Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação

• Dúvidas

• Preocupação com simetria, exatidão, ordem, seqüência ou alinhamento

• Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas

• Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios, relacionados a sexo (comportamento sexual violento, abusar sexualmente de crianças, falar obscenidades, etc.)

• Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis ou economizar

• Preocupações com doenças ou com o corpo

• Religião (pecado, culpa, escrupulosidade, sacrilégios ou blasfêmias)

• Pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupa, datas e horários (podem provocar desgraças)

• Palavras, nomes, cenas ou músicas intrusivas e indesejáveis

O que são compulsões ou rituais?

Compulsões ou rituais são comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, executados em resposta a obsessões, ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente. Os exemplos mais comuns são lavar as mãos, fazer verificações, contar, repetir frases ou números, alinhar, guardar ou armazenar objetos sem utilidade, repetir perguntas, etc. As compulsões aliviam momentaneamente a ansiedade associada às obsessões, levando o indivíduo a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão. Por esse motivo se diz que as compulsões têm uma relação funcional (de aliviar a aflição) com as obsessões. E, como são bem sucedidas, o indivíduo é tentado a repeti-las, em vez de enfrentar seus medos, o que acaba por perpetuá-los, tornando-se ao mesmo tempo prisioneiro dos seus rituais.

Nem sempre as compulsões têm uma conexão realística com o que desejam prevenir (p ex., alinhar os chinelos ao lado da cama antes de deitar para que não aconteça algo de ruim no dia seguinte; dar três batidas em uma pedra da calçada ao sair de casa, para que a mãe não adoeça). Nesse caso, por trás desses rituais existe um pensamento ou obsessão de conteúdo mágico, muito semelhante ao que ocorre nas superstições.

Os dois termos (compulsões e rituais) são utilizados praticamente como sinônimos, embora o termo “ritual” possa gerar alguma confusão, na medida em que praticamente todas as religiões e diversos grupos culturais adotam comportamentos ritualísticos e contagens nas suas práticas: ajoelhar-se três vezes, rezar seis ave-marias, ladainhas, rezar 3 ou 5 vezes ao dia, benzer-se ao passar diante de uma igreja. Existem rituais para batizados, casamentos, funerais, etc. Além disso, certos costumes culturais, como a cerimônia do chá entre os japoneses, o cachimbo da paz entre os índios, ou um funeral com honras militares, envolvem ritos que lembram as compulsões do TOC. Por esse motivo, há certa preferência para o termo “compulsão” quando se fala em TOC.

As compulsões mais comuns são:

• De lavagem ou limpeza

• Verificações ou controle

• Repetições ou confirmações

• Contagens

• Ordem, simetria, seqüência ou alinhamento

• Acumular, guardar ou colecionar coisas inúteis (colecionismo), poupar ou economizar

• Compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números

• Diversas: tocar, olhar, bater de leve, confessar, estalar os dedos.

Compulsões Mentais

Algumas compulsões não são percebidas pelas demais pessoas, pois são realizadas mentalmente e não mediante comportamentos motores, observáveis. Elas têm a mesma finalidade: reduzir a aflição associada a um pensamento. Alguns exemplos:

• Repetir palavras especiais ou frases

• Rezar

• Relembrar cenas ou imagens

• Contar ou repetir números

• Fazer listas

• Marcar datas

• Tentar afastar pensamentos indesejáveis, substituindo-os por pensamentos contrários.

O NÓ NO LENÇOL



Numa reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais deveriam dar aos filhos. Ela insistia que eles deveriam dar um jeito e, mesmo todos trabalhando fora, deviam encontrar uma forma de se fazer presentes.

Ela ficou muito surpresa quando um pai levantou e contou, no seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de ver o filho durante a semana, pois quando ele saía para trabalhar, muito cedo, a criança estava dormindo. Quando voltava, já era tarde e o filho tinha ido para a cama. Se ele não fizesse isso não teria como sustentar a família.

Ele tentava se redimir indo beijar os filhos todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho tivesse certeza da sua presença, dava um nó na ponta do lençol. Isso acontecia religiosamente todas as noites! Quando o menino acordava, sabia, através do nó, que o pai havia estado ali para beijá-lo.

O nó era o elo de comunicação entre eles. Mais surpresa ficou a diretora quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da sala. Essa história nos faz refletir como são muitos os jeitos de um pai, mesmo sem tempo, se fazer presente.

Você já deu um nó no "lençol" Hoje?



Levando a mensagem de Deus

Mulheres cristãs do Vale do São Francisco

Ministração da palavra " O que move seu coração?"

A importancia da EBD - Igreja Congregacional (Petrolina/Pe)

A mulher e sua autoestima  ( Sobradinho/Ba)

Oficina de contação de histórias bíblicas

Oficina de contação de histórias bíblicas

Liderança transformadora ( Igreja Batista - Bairro Quidé- Juazeiro/Ba)

Acompanhamento pedagógico na Escola Mundo Encantado


Iniciei um trabalho muito interessante com uma escola de bairro, com aproximadamente 200 alunos e uma equipe de 12 professores. As gestoras me procuraram para dar orientação à equipe, pois a escola estava há anos em um mesmo processo de tradicionalismo educacional, e , as mesmas não sabiam como mudar. Queriam um plano de aula mais atualizado, aulas dinâmicas, utilização da música, do teatro, da poesia, mas não sabiam como colocar tudo isso no conteúdo programático.

Na primeira visita a escola, fiz um trabalho de entrevista com cada funcionário com os seguintes questionamentos:

ENTREVISTA

1. Qual a visão da escola?
2. Qual a missão?
3. Qual sua função?
4. O que gostaria que mudasse em seu ambiente de trabalho?
5. Como é o relacionamento entre aluno x professor; professor x professor; gestão x professor; professor x gestão?
6. Qual a necessidade de uma coordenação ou acompanhamento de uma pedagoga na escola?
7. Existe necessidade de capacitações? Que tipos?
8. Quais as dificuldades mais comuns em relação a aprendizagem dos alunos?
9. Dê uma sugestão para melhorar a qualidade de ensino da sua escola.

Fiquei contente em perceber que os profissionais abriram o coração e responderam com sinceridade e a cada momento da conversa iam expondo suas angústias, medos, dúvidas e necessidades em relação aos alunos, a gestão e a si mesmos.

Com as informações em mãos, pude começar um trabalho de organização de temas que ajudassem a solucionar os principais problemas identificados, dentre os quais se destacam: relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho; dificuldade de leitura dos alunos; dificuldade dos pais em estabelecer limites; atividades criativas; o uso de jogos e dinâmicas em sala de aula; desenvolvimento de projetos pedagógicos; desenvolvimento de planos de aula; conhecimento sobre Psicologia da educação; entre outros.

A proposta de trabalho que sugeri foi a seguinte:

1. Cursos, minicursos, palestras, e workshops

2. Acompanhamento semanal dos trabalhos desenvolvidos

Uma manhã e uma tarde por semana para acompanhamento in loco dos trabalhos desenvolvidos pelos educadores, como também a orientação necessária para vencer os desafios.

3. Reuniões pedagógicas quinzenalmente

Uma reunião pedagógica a cada quinze dias com toda a equipe de professores e gestores, para ouvir sobre as dificuldades, debater soluções e aplicá-las durante o ano letivo.

4. Construção e aplicação dos projetos propostos

Desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados para Valores, Ética, Cidadania, Meio Ambiente e Literatura, envolvendo a escola com a sociedade. Os projetos serão criados e desenvolvidos juntamente com os professores através de oficinas. Todos os projetos terão acompanhamento durante a evolução até a culminância.

CAPACITAÇÕES SUGERIDAS

  • Afetividade e aprendizagem
    • A pedagogia e as mudanças sociais
    • Afetividade: uma saída para a educação
    • Limites
    • Mitos do cotidiano
    • Ritmos internos e externos
    • Temperamentos

  • Relações Interpessoais no ambiente escolar
    •  Conceitos
    • Relações humanas
    • Comunicação
    • Relação Intrapessoal
    • Relação interpessoal
    • Liderança
    • Grupo x equipe
    • Como desenvolver bons relacionamentos no ambiente de trabalho
    • Postura e ética profissional
  • Matemática criativa
    •  A importância da matemática
    •  Como trabalhar matemática com Educação Infantil
    •  Jogos e brincadeiras 
    •  Atividades criativas e divertidas
  • Língua portuguesa
    •  Como trabalhar Língua portuguesa com Educação Infantil
    •  Jogos e brincadeiras 
    •  Atividades criativas e divertidas
  • Oficina contação de histórias 
    •  A importância das histórias universais para a formação de valores
    •  Como contar história de maneiras criativas e variadas
    •  Interdisciplinaridade através das histórias
    • Construindo matérias didáticos para contar histórias
  •  Projeto: Livro – um mundo de aventura e conhecimento
  • Musicalização infantil
    •  O que é música?
    •  A música na educação 
    •  Formando uma bandinha rítmica
    •  Como aplicar a música no dia a dia da sala de aula
  • Avaliação: critérios e instrumentos diferenciados 
    •  O que é avaliação?
    •  Quais os instrumentos utilizados atualmente para avaliar?
    •  Critérios para serem observados durante a avaliação 
    •  Modelos de avaliações
  • Projeto Meio ambiente
    •  Conscientização
    •  Preservação
    • Transformando a mentalidade do aluno sobre meio ambiente
    • Construção de projeto e aplicação na escola e no bairro 
  • Oficina de Jogos e dinâmicas cooperativistas
    •  O que é cooperativismo
    •  Trabalhando valores para a vida
    •  Aplicação de jogos e dinâmicas em sala de aula
  • Projeto transito na escola 
    •  Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva
    •  Conhecer a historia dos meios de transportes
    •  Desenvolvimento de projeto e aplicação na escola
  • Projeto teatro na escola 
    •  A História do Teatro
    •  Teatralização com textos literários e Bíblicos
    •  O que é ser ator/atriz
    •  O que é preciso para ser um ator/atriz
    •  A arte do ator
    •  Trabalhos coletivos desenvolvendo jogos de integração, atenção, observação, improvisação, percepção, cooperação e dramaticidade das ações
    •  Técnicas de relaxamento
    •  Reconhecimento e utilização de elementos da linguagem dramática, utilizando a expressão e a comunicação na criação teatral
    • Tridimensionalidade – Expressão e composição corporal, reconhecendo o corpo como um instrumento de trabalho do ator
    • Sintetizar o que é “quem” da ação dramática
    • Identificar as personagens da canção “escolhida pelo grupo"
    • Possibilitar a criação de personagens
    • Interpretação
    • Treinamento Energético – Favorecimento do desenvolvimento do ritmo, da percepção do espaço, da conscientização do próprio, da respiração e da coordenação motora
    • Preparação vocal
    • Estudo da colocação e impostação da voz
    • Estudo da representação através da leitura de textos, exercícios e apresentação pública de cenas
    • Dinâmica de Grupo, jogos de improvisação
    •  Desenvolvimento criativo na formação da estética do espetáculo, analisando cenários, textos, maquiagem, sonoplastia, figurinos, iluminação entre outros
    • Estudo dos temas propostos: voltando a favor das necessidades e aspirações populares
    • Como confeccionar os figurinos e adereços.
  • Workshop Liderança transformadora
    •  conceitos de liderança
    •  tipos de liderança
    •  desenvolvendo sua liderança
    •  a importância da comunicação 
    • formando uma equipe 
    •  comunicação
  • As abordagens do processo de ensino e aprendizagem 
    •  abordagem tradicional
    • abordagem comportamentalista
    •  abordagem humanista
    •  abordagem cognitivista
    •  abordagem sócio-cultural
  • Fundamentos da psicologia da educação 
    •  A essência do aprendiz
    •  A essência da aprendizagem
    •  Metodologias de ensino
    •  O professor
  • Fundamentos filosóficos e bíblicos da educação 
    •  História da filosofia da educação
    •  Filosofias educacionais modernas
    •  Construtivismo no cenário brasileiro
    •  Fundamentos bíblicos da educação
    •  Princípios e valores centrais da educação
Após duas semanas de acompanhamento já observei mudança nos planos de aula das professoras, que começaram a pesquisar jogos, músicas, brincadeiras para as aulas ficarem mais agradáveis; a equipe também se mostrou interessada em aprender novos saberes, queriam novas ideias para melhorarem a qualidade do ensino. Levei algumas cópias de atividades criativas e jogos para serem adaptadas às séries e textos reflexivos para discutirem valores para a vida. Observei também certa preocupação em melhorar os relacionamentos. Isso é um bom começo.





MOMENTOS

Mini curso Relações Humanas e Ética no trabalho- Uauá/Ba

Depressão na infância e na adolescência - Juazeiro/Ba

Relações Interpessoais no ambiente de trabalho - Hospital Memorial - Petrolina/Pe

Educação e Afetividade- Afrânio/PE

Motivação e sucesso - Congresso de Educação - Inhambupe/Ba

Relações Humanas e Ética - Casa Nova/Ba

Igreja Congregacional de Petrolina

A importância da EBD nos dias atuais - Igreja congregacional - Petrolina/Pe

Relações Interpessoais no ambiente de trabalho

Palestra "Os filhos precisam dos pais" - Escola Mundo Encantado - Juazeiro/Ba

Igreja congregacional

Palestra " Mães Vencedoras!"

Capacitação para líderes e professores de EBD



Foi maravilhoso poder compartilhar um pouco de conhecimento com os líderes e irmãos da Igreja Batista do Quidé, em Juazeiro/Ba, nos dias 19 e 20 de maio . Falamos sobre Liderança Transformadora, discutimos sobre maneiras de trabalhar com crianças, adolescentes, jovens e adultos e finalizamos com duas oficinas : jogos e dinamicas de grupo e contação de histórias.


Momento de louvor e adoração

Capacitação em  dinâmicas de grupo

Oficina de contação de histórias

Palestra sobre Liderança

Palestra :  Como trabalhar com jovens e adultos

Oficina de histórias bíblicas para crianças

A mulher e sua autoestima

No dia 29 de maio  estive em Sobradinho/Ba participando de um evento social direcionada a mulheres do município e tive a honra de compartilhar sobre a autoestima da mulher. Foi um dia de conhecimento e de festa.


Momento de alegria

Compartilhando conhecimento... Momento de emoção

Momento com o Ministério de Mulheres em Petrolina/PE


No dia 02 de junho tive a oportunidade de participar do encontro de Mulheres Cristãs do Vale do São Francisco e compartilhar com aquelas mulheres de excelêcia a Palavra de Deus. O tema foi O QUE MOVE O SEU CORAÇÃO?  baseado  no livro de Mateus 6: 25-33.

Mulheres abençoadas por Deus

Foi um momento de compartilhar a Palavra de Deus e muita alegria